Serviço de Psicologia e Orientação

Informações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço de Psicologia e Orientação

O que é?

É um Serviço especializado para acompanhar os alunos ao longo do seu percurso escolar, dando o seu contributo: na identificação dos seus interesses e vocações; na intervenção na área das dificuldades de aprendizagem; na promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e na construção e solidificação do seu projecto de vida.

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Actividades da Escola.

O Serviço de Psicologia e Orientação tem um Regimento Interno e dispõe de duas psicólogas (Dr.ª Cláudia Sá e Dr.ª Conceição Osório).

Os profissionais que integram o SPO dispõem de autonomia técnica e científica. O coordenador depende do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.

Estes profissionais respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações cientifíco-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões

Quem pode recorrer ao SPO?

Este serviço destina-se aos alunos, professores, não docentes, pais e encarregados de educação, que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas:

  • Apoio psicopedagógico a professores e alunos

As psicólogas poderão colaborar na avaliação especializada de situações de alunos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem.

  • Acompanhamento em consulta psicológica

Os alunos com alguma dificuldade ao nível emocional, como dificuldades de integração social, dificuldade na resolução de problemas, baixa auto-estima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros, poderão também recorrer ao apoio dos psicólogos da escola. Estes procederão à sua análise e acompanhamento clínico ou encaminhamento para outro serviço, caso se justifique.

Orientação escolar e profissional

Este serviço destina-se sobretudo aos alunos do 9º e 12º anos de escolaridade e Cursos Profissionais, que se encontrem em momento de fazer escolhas. A orientação escolar poderá consistir em sessões preparadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam ao serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Estamos ainda abertos aos pedidos dos encarregados de educação e professores para qualquer esclarecimento sobre estas questões.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa:

O SPO poderá ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, acção social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.), no sentido de promover uma integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola.

Localização:

Escola Sede: Conceição Osório – Gabinete no piso 1
(junto da Reprografia)

Escola Júlio Brandão: Sandra Faria – Gabinete no Bloco 4

(351) 252-501-390 (SPO)

1 + 8 =

Acessos: 37

Pin It on Pinterest

Shares
Share This