EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

1. O que é a EMAEI?
A EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva – é um recurso organizacional do agrupamento, formado por um conjunto de elementos, que atua para garantir que todos os alunos, com as suas diferenças e necessidades, tenham acesso à aprendizagem, participem na vida da escola e desenvolvam todo o seu potencial.
A EMAEI ajuda a escola a:
-
- Reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos;
- Eliminar barreiras que dificultem a aprendizagem e a participação;
- Criar medidas de apoio ajustadas a cada aluno;
- Acompanhar e melhorar essas medidas ao longo do tempo.
Esta equipa existe porque a lei (Decreto-Lei n.º 54/2018; Lei n.º 116/2019) defende que todas as crianças e jovens têm direito a aprender, participando ativamente na escola e desenvolvendo as suas capacidades, independentemente das suas dificuldades ou características individuais.
2. Quem faz parte?
A EMAEI é composta por (elementos permanentes):
-
- Um/a professor/a que ajuda o Diretor do Agrupamento;
- Um/a professor/a de Educação Especial;
- Três coordenadores/as dos diferentes níveis de ensino;
- Um/a psicólogo/a escolar.
- O/A coordenador/a do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
Em cada situação, juntam-se também (elementos variáveis):
-
- O Encarregado de Educação;
- O aluno;
- O diretor de turma ou professor titular;
- Assistente operacional;
- Outros profissionais ou técnicos que acompanham o aluno;
- Técnicos de serviços externos, como centros de apoio.
Atualmente, a equipa permanente da EMAEI é constituída pelos seguintes elementos:
Um/a docente que coadjuva o diretor | Carla Susana Ferreira Coelho |
Um/a docente de educação especial | Maria Rosário Araújo Ferreira |
Um/a psicólogo/a | Maria da Conceição Osório Ribeiro |
Coordenador/a do CAA | Sandra Daniela Ferreira Barbosa |
Três membros do CP com funções de coordenação pedagógica de diferentes níveis de educação e ensino |
Esmeraldina Iria Cardoso Fonseca Ribeiro |
José Manuel Pinto Rocha | |
António Manuel Leitão Macedo Varela |
3. Como atuamos?
A EMAEI trabalha com base num plano com cinco áreas principais:
-
- Apoio aos professores e funcionários;
- Apoio aos alunos através de medidas específicas de ajuda;
- Apoio às famílias;
- Trabalho conjunto com serviços da escola e da comunidade;
- Monitorização do trabalho realizado para melhorar continuamente;
- Articulação com EAA.
4. O que fazemos?
A EMAEI tem várias funções importantes que ajudam a tornar a escola mais inclusiva. Entre as principais competências estão:
-
- Analisar cada situação;
- Propor medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Acompanhar a construção dos planos individuais (RTP, PEI, PIT);
- Apoiar os professores;
- Monitorizar o impacto das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Trabalhar com outras equipas;
- Partilhar boas práticas;
- Sensibilizar a comunidade educativa.
5. Para a comunidade educativa
A EMAEI está disponível para:
-
- Apoiar os professores na criação de práticas de ensino mais inclusivas;
- Esclarecer dúvidas das famílias sobre os apoios disponíveis e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Trabalhar em conjunto com serviços como a saúde escolar, a CPCJ ou equipas de intervenção precoce;
- Ajudar na resolução de dificuldades com estratégias ajustadas a cada caso.
6. Documentos importantes
Aqui pode encontrar:
-
- O Regimento da EMAEI;
- O Plano de Ação anual;
- Relatórios de avaliação e monitorização;
- Fichas de apoio a alunos, professores e famílias;
- Formulários e outros documentos úteis;
- Newsletter
Todos os documentos estão organizados para facilitar o acesso e a consulta.
7. Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura de apoio que inclui os recursos humanos e materiais necessários para promover a inclusão de todos os alunos. Pode funcionar como um complemento ao trabalho desenvolvido nas salas de aula, ajudando os alunos a superar dificuldades e a alcançar o sucesso educativo.
O CAA tem como principais objetivos:
-
- Apoiar os alunos no desenvolvimento das aprendizagens e da autonomia;
- Ajudar os professores com estratégias diferenciadas;
- Apoio na criação de documentos como RTP (Relatório Técnico Pedagógico), PEI (Programa Educativo Individual) e PIT (Plano Individual de Transição);
- Promover a criação de materiais de apoio e instrumentos de avaliação adaptados;
- Acompanhar alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão;
- Facilitar a transição para a vida pós-escolar, nos casos em que se aplica.
O funcionamento do CAA é acompanhado pela EMAEI, que colabora na definição das respostas educativas a implementar, monitoriza os apoios prestados e articula com os professores e técnicos envolvidos. A EMAEI e o CAA trabalham em conjunto para garantir que todos os alunos beneficiem de um apoio eficaz e ajustado às suas necessidades.
No sentido de apoio e suporte a todos os docentes do Agrupamento, o CAA está disponível através do email caa@aeccb.pt.
8. Contactos
A EMAEI funciona na escola sede, na sala A0.31 (Sala de Formação).
Coordenadora: Maria do Rosário Ferreira
Email institucional: emaei@aeccb.pt
Horário: Uma manhã por semana, habitualmente às sextas-feiras de manhã. Para marcação de reuniões, fale com o(a) Diretor(a) de Turma, com os Serviços Administrativos ou através do email da EMAEI.
Views: 2