EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

1. O que é a EMAEI?

A EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva – é um recurso organizacional do agrupamento, formado por um conjunto de elementos, que atua para garantir que todos os alunos, com as suas diferenças e necessidades, tenham acesso à aprendizagem, participem na vida da escola e desenvolvam todo o seu potencial.

A EMAEI ajuda a escola a:

    • Reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos;
    • Eliminar barreiras que dificultem a aprendizagem e a participação;
    • Criar medidas de apoio ajustadas a cada aluno;
    • Acompanhar e melhorar essas medidas ao longo do tempo.

Esta equipa existe porque a lei (Decreto-Lei n.º 54/2018; Lei n.º 116/2019) defende que todas as crianças e jovens têm direito a aprender, participando ativamente na escola e desenvolvendo as suas capacidades, independentemente das suas dificuldades ou características individuais.

2. Quem faz parte?

A EMAEI é composta por (elementos permanentes):

    • Um/a professor/a que ajuda o Diretor do Agrupamento;
    • Um/a professor/a de Educação Especial;
    • Três coordenadores/as dos diferentes níveis de ensino;
    • Um/a psicólogo/a escolar.
    • O/A coordenador/a do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

Em cada situação, juntam-se também (elementos variáveis):

    • O Encarregado de Educação;
    • O aluno;
    • O diretor de turma ou professor titular;
    • Assistente operacional;
    • Outros profissionais ou técnicos que acompanham o aluno;
    • Técnicos de serviços externos, como centros de apoio.

Atualmente, a equipa permanente da EMAEI é constituída pelos seguintes elementos:

Um/a docente que coadjuva o diretor Carla Susana Ferreira Coelho
Um/a docente de educação especial Maria Rosário Araújo Ferreira
Um/a psicólogo/a Maria da Conceição Osório Ribeiro
Coordenador/a do CAA Sandra Daniela Ferreira Barbosa
Três membros do CP com funções de
coordenação pedagógica
de diferentes níveis de educação e ensino
Esmeraldina Iria Cardoso Fonseca Ribeiro
José Manuel Pinto Rocha
António Manuel Leitão Macedo Varela

3. Como atuamos?

A EMAEI trabalha com base num plano com cinco áreas principais:

    • Apoio aos professores e funcionários;
    • Apoio aos alunos através de medidas específicas de ajuda;
    • Apoio às famílias;
    • Trabalho conjunto com serviços da escola e da comunidade;
    • Monitorização do trabalho realizado para melhorar continuamente;
    • Articulação com EAA.

4. O que fazemos?

A EMAEI tem várias funções importantes que ajudam a tornar a escola mais inclusiva. Entre as principais competências estão:

    • Analisar cada situação;
    • Propor medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    • Acompanhar a construção dos planos individuais (RTP, PEI, PIT);
    • Apoiar os professores;
    • Monitorizar o impacto das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    • Trabalhar com outras equipas;
    • Partilhar boas práticas;
    • Sensibilizar a comunidade educativa.

5. Para a comunidade educativa

A EMAEI está disponível para:

    • Apoiar os professores na criação de práticas de ensino mais inclusivas;
    • Esclarecer dúvidas das famílias sobre os apoios disponíveis e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    • Trabalhar em conjunto com serviços como a saúde escolar, a CPCJ ou equipas de intervenção precoce;
    • Ajudar na resolução de dificuldades com estratégias ajustadas a cada caso.

6. Documentos importantes

Aqui pode encontrar:

    • O Regimento da EMAEI;
    • O Plano de Ação anual;
    • Relatórios de avaliação e monitorização;
    • Fichas de apoio a alunos, professores e famílias;
    • Formulários e outros documentos úteis;
    • Newsletter

Todos os documentos estão organizados para facilitar o acesso e a consulta.

7. Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é uma estrutura de apoio que inclui os recursos humanos e materiais necessários para promover a inclusão de todos os alunos. Pode funcionar como um complemento ao trabalho desenvolvido nas salas de aula, ajudando os alunos a superar dificuldades e a alcançar o sucesso educativo.

O CAA tem como principais objetivos:

    • Apoiar os alunos no desenvolvimento das aprendizagens e da autonomia;
    • Ajudar os professores com estratégias diferenciadas;
    • Apoio na criação de documentos como RTP (Relatório Técnico Pedagógico), PEI (Programa Educativo Individual) e PIT (Plano Individual de Transição);
    • Promover a criação de materiais de apoio e instrumentos de avaliação adaptados;
    • Acompanhar alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão;
    • Facilitar a transição para a vida pós-escolar, nos casos em que se aplica.

O funcionamento do CAA é acompanhado pela EMAEI, que colabora na definição das respostas educativas a implementar, monitoriza os apoios prestados e articula com os professores e técnicos envolvidos. A EMAEI e o CAA trabalham em conjunto para garantir que todos os alunos beneficiem de um apoio eficaz e ajustado às suas necessidades.

No sentido de apoio e suporte a todos os docentes do Agrupamento, o CAA está disponível através do email caa@aeccb.pt.

8. Contactos

A EMAEI funciona na escola sede, na sala A0.31 (Sala de Formação).

Coordenadora: Maria do Rosário Ferreira

Email institucional: emaei@aeccb.pt

Horário: Uma manhã por semana, habitualmente às sextas-feiras de manhã. Para marcação de reuniões, fale com o(a) Diretor(a) de Turma, com os Serviços Administrativos ou através do email da EMAEI.

Views: 2

Pin It on Pinterest

Shares
Share This